Skip to main content

Coleta de dados da pesquisa SB Brasil é prorrogada até 31 de agosto

O Ministério da Saúde, por meio da Coordenação Geral de Saúde Bucal, informou, na terça-feira (13), que foi prorrogada até 31 de agosto a coleta de dados do Levantamento Epidemiológico em Saúde Bucal – SB BRASIL 2020 (Vigência 2021-2022).

De acordo com o comunicado oficial, a nova data foi estabelecida em acordo com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), instituição executora da pesquisa. Sendo assim, as referências estaduais do projeto definirão a reprogramação da coleta de dados, caso seja necessário, conforme cada localidade.

No comunicado, o órgão solicita ainda que os parceiros do projeto, como as secretarias estaduais e municipais de Saúde, instituições de ensino e profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS), priorizem a coleta de dados, para não impactar no prazo final de entrega dos resultados da pesquisa.

O documento destaca também que, entre as atribuições dos cirurgiões-dentistas previstas pela Política Nacional de Atenção Básica, está a realização de diagnóstico com a finalidade de obter o perfil epidemiológico, para o planejamento e a programação em saúde bucal no território nacional.

A pesquisa SB Brasil deste ano permitirá conhecer, além do perfil epidemiológico do país, o perfil de saúde bucal de cada Estado e do Distrito Federal. O SB Brasil contribuirá para o avanço das estratégias de avaliação e planejamento dos serviços, fortalecendo a vigilância à saúde, prevalecendo a Política Nacional de Saúde Bucal.